(21) 2233-2020  abpv@abpv.org.br   Rio de Janeiro - RJ

Português Italian English Spanish
Powered by Google TradutorTradutor
Powered by Google TradutorTradutor

Palavra da Presidente

Prezados Associados e Associadas,

 

Como em meu discurso de posse, reforço aqui, a honra de ter sido eleita Diretora-Presidente para figurar na história da Associação ao lado de profissionais renomados da pavimentação nacional. Agradeço a todos aqueles que depositaram tanta confiança em nosso Grupo de Diretores. Desafios não nos faltam, mas com garra e determinação vamos seguindo em frente!

Em nosso triênio de mandato temos o foco de levar a ABPv para seu lugar de destaque nacional como principal fórum de debates na área de pavimentação. Desde o início de 2021, nos reinventamos frente à pandemia da COVID-19 e lançamos em formato on-line novos cursos, novos eventos e teremos a reedição da Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) juntamente com o ENACOR (Encontro Nacional de Conservação Viária) em um reestabelecimento da Parceria com a ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos de Estradas de Rodagem) marcando esse novo ciclo que se inicia. A Revista PAVIMENTAÇÃO, também foi reeditada em formato on-line com três edições anuais podendo ser acessada a qualquer momento em site específico. Além disso, as mídias estão sendo todas reformuladas para tornar mais ágil a comunicação com nossos associados e facilitar os procedimentos de adesão e pagamento das anuidades e trazendo novos benefícios para sócios quites.

Vivemos uma época onde a aplicação dos recursos em infraestrutura se torna imprescindível e inadiável. Entretanto, o governo, quer seja a nível municipal, estadual ou federal não pode mais investir sem o correto respaldo técnico dos projetos de pavimentação rodoviária, ferroviária ou aeroportuário. As tecnologias avançaram muito nos últimos anos, capitaneadas principalmente pelos incansáveis pesquisadores das principais universidades brasileiras. Cabe agora aos governos implantarem as novas tecnologias em suas obras, partindo de especificações técnicas atualizadas que propiciem aos técnicos a segurança necessária para aplicação dessas.

A transferência destes conhecimentos, a diminuição da distância entre a academia e a prática do dia a dia das obras é um desafio a ser vencido, e a Associação Brasileira de Pavimentação se coloca neste lugar de mediação, abrindo suas portas para fóruns de discussões e treinamentos especializados.

Em um mundo que cada vez mais prima pela sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais, a pavimentação nacional não pode abrir mão de soluções em consonância com a realidade dos nossos tempos. Muito já se avançou em estudos de reciclagem de pavimentos, utilização de aditivos de misturas mornas, utilização de borracha de pneus inservíveis, agregados siderúrgicos, entre outras tantas soluções que prolongam a vida dos pavimentos, mas a prática nos mostra que tais soluções ainda são pouco utilizadas no Brasil.

Portanto, com os desafios que se apresentam, com os fóruns e treinamentos, com as novas tecnologias e ampla divulgação nacional, a ABPv quer continuar somando na pavimentação do Brasil.

Convido a todos a seguirem a ABPv nas mídias sociais, conhecerem e participarem de nossas atividades!

Engª. Luciana Nogueira Dantas
Diretora-Presidente

Copyright 2021 Associação Brasileira de Pavimentação. Todos os direitos reservados